Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PORQUE NO BRASIL DO PRÉ-SAL A GASOLINA ESTÁ TÃO CARA TEMOS QUE FAZER PROTESTOS CADE AS PROMESSAS DE CAMPANHA DE DILMA OS BRASILEIROS JA NÃO AGUENTA MAIS TANTA EMBROMAÇÃO SERÁ SOMOS MAIS FRACOS DO QUE OS VENEZUELANOS QUE TEM GASOLINA BARATINHA

O Brasil possui atualmente a segunda maior petrolífera do mundo. Sim, a Petrobrás. Ainda no ramo petroleiro, temos Eike Batista, dono do montante de empresas X e um dos homens mais ricos do mundo.
Além do petróleo, temos um mercado automobilístico em constante expansão e a um passo de se estabilizar como o quarto país que mais produz e vende carros em todo o mundo. Também somos pioneiros em combustíveis como Etanol e Biodiesel. Então pergunto: por que diabos é tudo tão caro por aqui?

Nos Estados Unidos, um Mustang 2011 já pode ser encontrado por 22 mil dólares, o que daria 37 mil reais. Como nada é perfeito, um Mustang 2008 (sim, mais velho) aqui no Brasil ainda custa mais de 140 mil reais! Isso pra não falar do Mini, que por aqui é considerado carro de luxo.
Chega de rodeios, vamos ao ponto. Basicamente, tudo que é vendido por aqui tem mais ou menos 37% de tributos embutidos. São diversas taxas que teoricamente, deveriam retornar ao cidadão em serviços do Governo. Teoricamente.
Ainda nos Estados Unidos, grande parte dos carros é movida a gasolina. O preço do combustível por lá chega a ser 60% mais barato que aqui. Então por que o Brasil tem a segunda maior petrolífera do mundo, se seus “filhos” não podem colher os 
Imaginem como não estaria nosso querido setor automobilístico se esses mais de 30% em tributos fossem quebrados. Com certeza, o Brasil brigaria pelo topo da lista de produtores do setor. Investimentos seriam feitos na captação de novos profissionais e a coisa estaria bem melhor.
No país que ficou famoso por estar entre as economias que mais crescem, ainda existem milhares de estradas de terra. Acho que será um mérito ficar entre os quatro maiores produtores de carros, mas é vergonhoso ficar com todo esse status e não ter asfalto em todas as estradas importantes, que servem inclusive, para transportar os veículos.
Não é o Governo que melhora o Brasil, é a iniciativa privada e o próprio povo. Um exemplo disso é a Ford ter seu próprio porto na Bahia, afinal é bem mais seguro que depender do setor público.
Também não foi o Governo que gerou empregos no setor. Foram as empresas do setor. Nosso presidente metalúrgico pouco incentivou jovens a estudarem em tal área. É a Volks, a Ford, a Fiat, GM e muitas outras que voluntariamente abrem cursos de mecânica ou mecânica industrial. E ainda patrocinam/apóiam entidades como o SENAI.
Comprar um carro está mais fácil que nunca. Pagar este carro e mantê-lo vai ser difícil, pois o país do petróleo sequer investe em asfalto, que é derivado do combustível. Isso porque já pagamos IPVA no intuito de ter boa pavimentação.
Os parágrafos acima respondem a questão do título. A gasolina (e tudo mais) é tão cara aqui porque é preciso pagar MUITO para desenvolver o país! É mole? E ainda tem gente contra a reforma tributária.
Mas tudo bem, o setor automobilístico vai continuar crescendo, mesmo com o Governo ofuscando tal crescimento. Não adianta em nada dar apoio à indústria em certas áreas e pegar tudo de novo em taxas.  Nem quero ver se a CPMF voltar.
É isso, só queria soltar umas palavras sobre o setor automobilístico e a política.

PETROBRAS - Por que o combustivel é tão caro no Brasil?

A pergunta que todo o proprietário de carro se faz constantemente no Brasil é a seguinte:
Por que o preço do combustível é tão alto? Por que a nossa gloriosa gasolina é tão cara? Por que os nossos próprios vizinhos sulamericanos, que não produzem petróleo, têm preços de combustível mais baixos do que nós? Por que diabos é tudo tão caro por aqui?
O Brasil possui atualmente a segunda maior petrolífera do mundo, a Petrobras. No ramo petroleiro, temos Eike Batista, um dos homens mais ricos do mundo. Além do petróleo, temos um mercado automobilístico em constante expansão e a um passo de se estabilizar como o quarto país que mais produz e vende carros em todo o mundo. Também somos pioneiros em combustíveis como etanol e biodiesel. Então?
Por que esse combustível é tão caro? Por que a gasolina é cara?
Ter carro é um pecado. Além de todos os impostos embutidos no preço do carro, que chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio, e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros.
Mas, não foge do assunto. Por que o preço da gasolina é tão alto?
Quase 60 por cento (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, segundo os especialistas. Mais da metade do preço do litro.
Quase alto suficiente em petróleo e com invejável cultura de cana de açúcar, por que um preço tão elevado? E o Brasil tem a gasolina mais cara do mundo.
E não é pouco não, os especialistas calculam que o preço do combustível esteja até 60% acima das cotações internacionais.
O que vocês acham da Petrobras exportar petróleo a um preço menor do que pagamos aqui no Brasil, enquanto nós, consumidores, temos que arcar com o valor altíssimo pela gasolina. Por que o preço não reduz? Até quando vamos comprar uma gasolina tão cara?
O Brasil é o único país do mundo onde a população não se beneficia pela riqueza de seus recursos naturais. Apenas os investidores internos, estrangeiros, o governo e poucos funcionários da estatal lucram com as riquezas minerais do país.
 E como você explica o fato da Petrobras cobrar de outros países metade do preço que nos cobra pelo barril de petróleo? Para a extração desse petróleo que é exportado os custos são menores? Os bilhões de dólares de lucratividade trimestral obtidos pela Petrobras, os valores milionários gastos pela Petrobras com patrocínio de times de futebol inclusive na Inglaterra? Os cerca de cinquenta milhões de reais anuais pagos a titulo de conselho por “especialistas” em petróleo. 
Por que os custos de produção da Petrobrás são cerca de 20 vezes mais que outros países produtores? Pois é o que pagamos a mais em média pelo litro de gasolina no Brasil. A Petrobrás vende a gasolina no Brasil e extraída no Brasil em média a R$ 2,50, como pode vendê-la na Argentina por R$ 1,60? A mesma gasolina extraída dos mesmos poços com os mesmo custos?
E olhem que os preços no norte do Brasil são ainda mais altos. Belém do Pará deveria reivindicar esse título: nós vendemos a gasolina mais cara do mundo. Que orgulho!
A Petrobras não é do governo. O governo federal tem só 37% das ações da companhia, mas tem 56% do voto, e como acionista majoritário, tem poder de decisão na empresa. Ou seja, a Petrobras é uma empresa como outra qualquer, porém controlada pelo Estado.
Mas, o preço da gasolina no Brasil é mais caro por causa da carga tributária. 
Quem Faz a Festa?
No Paraguai, que não tem nenhum poço de petróleo, não tem pré-sal nem Petrobras, a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool. Na Argentina, Chile e Uruguai, que juntos, somados os três, produzem menos de um quinto da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool.
E o Brasil anunciou que já é autossufiente em petróleo. Serve pra quem? Quem faz a festa?
Estamos pagando quase 3 reais pelo litro da gasolina. Realmente, só tem uma explicação para pagarmos tanto: menosprezo e desrespeito ao consumidor.
Já houve quem sugerisse um boicote aos postos da Petrobras. Como?
A verdade é que parece que a cada dia que passa o custo do etanol e da gasolina ficam mais caro para o cidadão, o que me indaga muito, pois, não somos um país autossuficiente em cana-de-açúcar e petróleo? Então, logicamente, os preços não deveriam estar entre os mais altos da América Latina.
Antes de tudo, para analisarmos o preço de um produto precisamos pensar em seus custos de produção, armazenamento, deslocamento, lucro do produtor, lucro do distribuidor, impostos, safra (no caso do álcool), enfim, uma série de variáveis que resultam no valor final de um determinado bem ou serviço. Esta é à base do pensamento de um preço justo, mas, muitas vezes empresários se utilizam da ideia de preço do “vamos cobrar o que o mercado está disposto a pagar”. Muitos produtores de cana argumentam que a safra não está lá para estas coisas, já os donos de postos argumentam que a culpa é que estão pagando mais caro pelo combustível que também é altamente tributado pelo governo, e a população.
Reféns dos Cartéis
Dentre os diversos combustíveis, a gasolina, além de petróleo, tem em sua composição química o álcool, ou seja, cada vez que o preço deste produto subir, o preço da gasolina irá acompanhar o seu aumento. No entanto, o que podemos observar em diversas cidades do Brasil é que existe um grande cartel na venda dos combustíveis, seja diesel, etanol, gasolina ou GNV, pois, os postos, de diferentes bandeiras, praticam os mesmos preços ou valores similares. Quem perde com isso é o consumidor! Pois, fica sem opção de compra, tendo que pagar o que o mercado combina e ponto, o que contraria os valores essenciais do capitalismo.
 A base do pensamento capitalista está na redução de custos e melhor qualidade de produtos e serviços para os consumidores, onde o cliente tem o poder de escolha na hora de optar por uma marca ou outra, por um produto ou outro, por um preço ou outro, mas, como lhe dar no caso de todos praticarem o mesmo preço do mesmo produto? É o fim da livre-concorrência, viramos reféns dos grandes cartéis, é um caminho sem saída.
Se somos um país autossuficiente em petróleo, se somos os maiores produtores de etanol do mundo, isto tem que refletir no preço dos combustíveis para o mercado brasileiro. Que se venda mais para o mercado interno em detrimento do exterior, que os cartéis sejam combatidos e punidos, e que os produtores e donos de postos que agem de má fé tenham mais transparência em todo esse processo, praticando preços honestos e justos.
O que nos anima é olhar para o futuro e ver que os combustíveis fósseis serão substituídos por energias limpas e renováveis, o que além de permitir preços inferiores, também contribuirá para despoluição de nosso planeta, refletindo numa melhor qualidade de vida para todos nós.
Mas, até lá... também já seremos fósseis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário